O que é índice de glicemia dos alimentos.

Índice de glicemia está relacionado com o nível de açúcar no sangue. O índice de glicemia é um diferencial nos hidrocarbonatos. Os hidrocarbonatos são compostos de carbono, oxigénio e hidrogénio que são responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo. Os hidrocarbonatos entram na corrente sanguínea em diferentes velocidades.

Quanto mais rápida for a entrada do hidrocarbonato na corrente sanguínea mais insulina será libertada pelo pâncreas para equilibrar os níveis de açúcar do sangue. Os alimentos de baixo valor glicémico são aqueles que não afectam muito a resposta de insulina no sangue, já os de alto valor glicémico são os que alteram muito a insulina no sangue.

A insulina transporta o açúcar para dentro das células dos músculos. O excesso de glicose no fígado é convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos, ou seja, em gordura. Quando uma pessoa ingere muitos alimentos com alto índice de glicemia o organismo adquire uma resistência à insulina, porque o organismo começa a produzir insulina em excesso. As pessoas obesos são as que mais sofrem com isso.

A redução do índice de glicemia na dieta é importante, pois há uma menor produção de insulina. Isso é bom porque previne e trata doenças como a obesidade, a diabetes, alguns cancros, entre outros. Pessoas resistentes à insulina são gordas e tem pouca massa magra, músculos.
(Fonte: Atletx.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.