A Fibromialgia é um síndrome comum, no qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e noutros tecidos moles. Associado à dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
Em cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormónios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes como depois da menopausa.
A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e os 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Causas: as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a este síndrome.
Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar o síndrome.
Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia.
Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma ao síndrome.
Trauma físico ou emocional: a fibromialgia às vezes pode ser desencadeada por um trauma físico, o stress psicológico também pode desencadear esta condição.