A massagem terapêutica e desportiva é uma massagem, que é oferecida com o objectivo de obter um benefício terapêutico. Ela difere da massagem de relaxamento. Apesar da massagem terapêutica servir muitas vezes para relaxar, o objectivo final da sessão ou série de sessões não é o relaxamento.

Objetivos

Os objectivos terapêuticos podem variar consideravelmente entre massoterapeutas e clientes. Por assim ser, a massagem é recomendada por um profissional de saúde e pode ser realizada como parte de um plano de tratamento complementar. Por exemplo, alguém em fisioterapia, para uma lesão, pode ter uma massagem terapêutica normal para soltar os músculos, melhorar o tónus muscular e aumentar a flexibilidade. Da mesma forma, a massagem terapêutica pode ser usada no âmbito desportivo, para completar o tratamento de lesões e uma variedade de outros tratamentos. 

Na medicina
Psicoterapeutas também podem utilizar ou recomendar a massagem no seu trabalho. Além de ter benefícios físicos, a massagem terapêutica também pode ser psicologicamente benéfico e pode ser utilizada para aumentar a confiança, promover o relaxamento como parte de um programa terapêutico, aliviar a depressão grave ou para o tratamento de outras condições. Psicoterapeutas podem até recomendar sessões de massagem e terapia para facilitar a psicoterapia.          

Quem a procura

As pessoas também podem usar a massagem terapêutica como um tratamento autónomo. Algumas pessoas recebem massagens regularmente para se manter em boa condição física. Os atletas por exemplo, fazem regularmente massagem desportiva, que é um tipo de massagem terapêutica especificamente projectado para as pessoas que se envolvem em actividades desportivas regularmente. A massagem pode ser usada como parte de um programa de bem-estar geral para as pessoas preocupadas com a tensão muscular. 

Contra indicações

Pessoas de todas as idades podem beneficiar da massagem terapêutica quando essa é realizada por um profissional competente e qualificado. A massagem também é adequada a pessoas com deficiência, gestantes e pessoas em tratamento de condições médicas, embora algumas precauções especiais necessitam ser tomadas para proteger a saúde do paciente. Pessoas que não têm certeza sobre a existência de contra indicações ou não sabem se a massagem é apropriada, podem consultar os seus prestadores de cuidados médicos para saber se há contra-indicações. 

Fale com o terapêuta

Massagem terapêutica básica pode ser realizada em clientes despidos ou totalmente vestidos, dependendo do nível de conforto. Técnicas a partir de uma variedade de estilos de massagem podem ser incorporadas, o massoterapêuta pode adaptar as sessões às necessidades do paciente. Ao discutir a massagem terapêutica, as pessoas devem dizer as áreas problemáticas que eles gostariam de ver abordadas e seu histórico médico para que o massoterapêuta possa ajustar os detalhes da sessão afim de evitar causar complicações médicas.
(Fonte: intiestetica.com)