O ligamento, principalmente o do joelho, é uma articulação que tem exigências extremas e deve permanecer estável para aguentar o nosso peso e ter a liberdade na hora do movimento. Um simples deslize numa atividade física pode provocar um incidente, que pode ser bem grave, a ruptura de ligamento.

O que é rutura de ligamento?

Os ligamentos têm a função de unir dois ou mais ossos e proteger as articulações do corpo. Nesse texto estamos a focar a nossa atenção para os ligamentos do joelho, mas os demais também possuem a mesma função.

Eles são formados por um tecido fibroso bastante resistente, mas com pouca elasticidade. Essas duas características fazem com que, em primeiro lugar, ele resista muito bem às suas necessidades mas, em casos de uma exigência maior como uma torção, ele se rompa.

Uma lesão muito comum na prática desportiva é a rutura dos ligamentos cruzados, justamente por conta de uma torção. Ela acontece quando o nosso pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O ligamento, responsável justamente por conter esse movimento, não aguenta com o peso do corpo e rompe-se.
(Fonte: maconequi)