Conflito Femoroacetabular (Femoracetabular Impingement) é uma patologia na anca que pode atingir até 15% da população e pode ser a causa de até 70% das situações de coxartrose idiopática (artrose da anca) que implicam uma cirurgia de substituição da anca (colocação de prótese) antes dos 50 anos de idade.

Desde o inicio do século XXI que se relaciona o Síndrome do Conflito Femoroacetabular (CFA) com a origem da artrose da anca no adulto jovem (coxartrose). Nestes casos existe um conflito de espaço entre o colo femoral e o rebordo acetabular que produz dor na anca. Esta dor está relacionada com esforços e cargas podendo evoluir para uma perda progressiva de mobilidade. Inicialmente ligeira e ocasional tem tendencia a agravar tornando-se cada vez mais incapacitante e presente. Geralmente quando o paciente realiza uma flexão forçada com rotação interna da perna, produz-se um “choque”. Este conflito afeta principalmente o labrum acetabular, que é uma estrutura fibrocartilaginosa que se situa no rebordo do acetabulo e cuja missão principal é a absorção do impacto e manutenção da pressão hidroestática dentro da anca. O continuo impacto sobre o labrum provoca  degeneração e rotura do mesmo assim como da cartilagem articular.

Este dano, quando se mantem no tempo, vai a alterar a dinâmica do funcionamento da anca, a sua lubrificação e sua biomecânica. 

Hoje em dia sabe-se que 70% dos pacientes com menos de 55 anos aos quais se implantou uma prótese da anca, tinham sinais nas radiografias previas, que indicavam um conflito femoroacetabular. Nos últimos anos temos assistido a um crescente interesse e desenvolvimento na investigação e tratamento deste síndrome. Acreditamos que o tratamento facilita o voltar à atividade laboral e desportiva dos pacientes jovens com dor na anca, melhorando consequentemente a sua qualidade de vida e prevenindo o aparecimento e desenvolvimento da artrose. Em muitas ocasiões o tratamento conservador não permite a resolução das queixas, de forma a que devemos avançar para um tratamento cirúrgico que deve ser realizado o mais precocemente possível.
(Fonte: unidadedaanca)