Uma cefaleia tensional provoca dor entre leve e moderada, como se tratasse de uma fita apertada em volta da cabeça.

  • Dor nos maxilares ou no pescoço podem desencadear essas cefaleias.
  • Cefaleias podem ocorrer por vários ou muitos dias a cada mês.
  • Os médicos baseiam o diagnóstico nos sintomas e nos resultados de um exame físico e às vezes, fazem exames de imagem para descartar outros problemas.

Muitas pessoas às vezes têm cefaleias do tipo tensional.

Causas

A causa das cefaleias tensionais não é bem compreendida, mas pode estar relacionada com um limiar de dor mais baixo do que o normal. O stress pode estar relacionado. Entretanto, o papel do stress ou ansiedade ainda não foi compreendido com clareza e não é a única explicação para os sintomas.

Outros problemas podem contribuir para ou provocar cefaleias. Por exemplo, perturbações do sono, um problema com a articulação da mandíbula “ATM” (distúrbio articular temporo-mandibular), dor no pescoço, ou cansaço ocular podem desencadear uma cefaleia do tipo tensional.

Sintomas

Cefaleias tensionais provocam a sensação de uma fita apertada em volta da cabeça. Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois espalham-se por toda a cabeça.

Essas cefaleias podem ser episódicas ou crónicas.

Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada. Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam-se ao longo do dia. Elas raramente despertam as pessoas do sono.

Cefaleias crónicas ocorrem 15 ou mais dias por mês. A gravidade pode aumentar à medida que ocorrem mais cefaleias. A dor pode variar de intensidade ao longo do dia, mas está quase sempre presente.

As cefaleias tensionais são raramente graves e geralmente não interferem nas atividades diárias.

Ao contrário das enxaquecas, as cefaleias tensionais não são acompanhadas de náuseas e vômitos, e não pioram com atividade física, luz, sons ou odores.
(Fonte: msdmanuals)