Dor ou queimação profunda que começa nos glúteos e irradia até a ponta do pé, sensação de pernas pesadas e formigamento. Essas são as sensações relatadas pelos pacientes para descrever a dor ciática, também conhecida como ciática ou ciatalgia.
A sensação dolorosa aparece de repente, portanto, é classificada como aguda, e decorre de uma compressão que gera uma ação inflamatória muito incômoda sobre o nervo ciático.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado por quatro raízes nervosas que nascem na coluna vertebral, se unem na parte posterior do glúteo e, daí, desce pelas partes posteriores das coxas, dos joelhos, até a ponta dos pés. Dor ou queimação profunda que começa nos glúteos e irradia até a ponta do pé, sensação de pernas pesadas e formigamento. Essas são as sensações relatadas pelos pacientes para descrever a dor ciática, também conhecida como ciática ou ciatalgia.
A sensação dolorosa aparece de repente, portanto, é classificada como aguda, e decorre de uma compressão que gera uma ação inflamatória muito incômoda sobre o nervo ciático.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado por quatro raízes nervosas que nascem na coluna vertebral, se unem na parte posterior do glúteo e, daí, desce pelas partes posteriores das coxas, dos joelhos, até a ponta dos pés. Responsável pela sensibilidade e funcionamento das pernas e dos pés, na presença de uma inflamação local, a dor pode ser sentida ao longo de todo aquele trajeto.

Saiba reconhecer os sintomas:

A maioria das pessoas descreve a sensação dolorosa como um “músculo machucado” ou “pontadas” que podem ter se manifestado após uma prática física mais intensa (longa caminhada por ex.), ou mesmo após a permanência na posição sentada por longo período de tempo. Além dessas particularidades você também poderá observar: Sensação de formigamento (parestesia) no joelho, perna e pé (tanto no dorso como na planta),dependendo da raiz do nervo que está a ser comprimida); Redução de sensibilidade (adormecimento ou levemente anestesiado); Dor ao flexionar o joelho para trás; Dor ao dobrar a coluna; Dor ao caminhar; Dor ao tossir; Perda de força na perna (nos casos mais graves).

Por que isso acontece?

Toda condição que modifica ou comprime a estrutura do nervo ciático pode levar à dor ciática. Entretanto, a causa mais comum do incômodo é a hérnia de disco, ou seja, o extravasamento do núcleo gelatinoso existente entre as vértebras da sua coluna. Imagine que cada vértebra é um daqueles chicletes que contêm uma parte líquida no seu interior. A hérnia de disco ocorre quando há o extravasamento do conteúdo gelatinoso. Entre os idosos, o problema pode decorrer de processos degenerativos naturais como a estenose, que leva ao estreitamento do canal espinhal por onde passam os nervos.

Outras causas mais raras dessa sensação dolorosa:

  • Espondilolistese (escorregamento ou deslizamento de uma vértebra sobre a outra);
  • Síndrome do piriforme (aumento do músculo da região glútea pressiona o nervo);
  • Doenças do nervo causada por vírus como o Herpes;
  • Tumores
    (Fonte: UOL)