rutura muscular é uma lesão traumática no músculo, representada pelo rompimento de fibras do tecido. Como seu principal sintoma é a dor localizada, pode ser confundida com outras lesões, como a distensão ou mesmo a cãibra.

O que é a rutura muscular?

A rutura muscular caracteriza-se pela fissura nas fibras do tecido ou completa separação delas, de modo semelhante ao que acontece na rutura de ligamento. Dependendo da quantidade de fibras afetadas, o problema é classificado em diferentes graus.

  • grau 1: até 10% das fibras são lesionadas;
  • grau 2: até 90% das fibras são lesionadas, mas não há comprometimento da estrutura da fáscia muscular (lâmina de tecido fibroso que envolve o músculo);
  • grau 3: ruptura completa da fáscia, de modo que haja comprometimento na junção entre músculo, tendões e ligamentos.

Porque acontece?

Os principais motivos que levam a uma rutura nas fibras são o alongamento exagerado do músculo, o esforço repentino que pode provocar uma tensão maior do que o tecido suporta de forma súbita e a exaustão muscular após um esforço muito repetitivo.

Devido a isso, a rutura muscular é mais comum nos atletas que praticam corrida e salto. Além disso, o clima frio torna as fibras menos elásticas, sendo por isso que realizar desportos de inverno sem ter uma boa condição física é um fator de risco.

Exercícios físicos praticados sem a devida preparação muscular são potencialmente perigosos nesse sentido. O ideal é aquecer e alongar gradualmente os músculos para que eles estejam preparados no momento de serem tensionados.

Quais são os sintomas?

A dor intensa no local é o primeiro sinal de que houve um rasgo nas fibras. Dependendo do grau da rutura, pode ocorrer uma inflamação no local, acompanhada de inchaço, vermelhão e até mesmo hematoma, caso haja um sangramento interno.

A rutura muscular não é necessariamente incapacitante. Uma lesão de grau 1 muitas vezes não impede que o músculo seja movimentado, mesmo que isso provoque grande desconforto. Já a rutura de grau 3 pode impedir o movimento devido à dor mais intensa e à separação muscular.
(Fonte: maconequi)