O torcicolo no pescoço é uma condição capaz de causar muita dor e desconforto, com limitações na liberdade de movimentação da cabeça.
A pessoa geralmente fica com o pescoço inclinado para um lado.

O torcicolo acontece quando há uma contração muscular muito forte, localizada na região cervical. As fibras musculares ficam tão apertadas, que pode acontecer até mesmo problemas na circulação do sangue.

O torcicolo congênito é quando essa mesma contratura do pescoço afeta bebês e recém-nascidos, que podem apresentar até mesmo um nódulo no músculo lateral. O problema é resolvido por meio de terapias miofasciais.

Essa condição também pode ter um outro tipo, o torcicolo dermatogênico, que é relacionada à retração muscular causada, por exemplo, pelo processo de recuperação de queimaduras.

Quais os sintomas de torcicolo?

Os sintomas de torcicolo incluem:

– Dor intensa na lateral do pescoço;
– Cabeça virada para um lado, enquanto o queixo está voltado para outro;
– Dificuldade em movimentar a cabeça;
– Rigidez e inchaço nos músculos da cervical;
– Dor de cabeça, dor no pescoço e dor nas costas;
– Um ombro que fica mais alto do que o outro e
– Tremores na cabeça.

Quais são as causas de torcicolo?

O torcicolo é uma contratura feita pelo corpo com o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical, provavelmente após um traumatismo.

No geral, ele pode ser resultado, por exemplo, de um grande acúmulo de tensões emocionais, causando uma rigidez no pescoço e, subsequentemente, o torcicolo em si.

O torcicolo pode ser causado por um posicionamento incorreto da cabeça durante o sono e por um movimento muito brusco, causado por um exercício físico feito de forma incorreta.

Ele também pode, por exemplo, se apresentar como um sintoma de outras condições médicas, como o hipertireoidismo e/ou tumor no pescoço.
(Fonte: rededorsaoluiz)