A mioterapia é uma técnica de terapia manual aplicada por massoterapeutas e quiropraxistas com a função de aliviar dores e tensões desenvolvidas pela má postura, tensão emocional e fadiga muscular. Esses pontos são conhecidos como pontos-gatilho ou Trigger Points e pontos sensíveis ou Tender Points. Geralmente, esses pontos são como “nós” na fáscia. Por isso o termo mioterapia pode ser confundida com a libertação miofascial, tratamento aplicado como prevenção ou correcção desses pontos, mas com técnicas diferentes.

O que é a Fáscia

A fáscia é um tecido com diferentes espessuras e maleável, dividido em três camadas que revestem o corpo. Essas três camadas são a superficial que fica na parte mais externa do corpo, logo na sequência da pele, a segunda camada é denominada como “média” dividindo a primeira e a terceira camada; essa camada conhecida como profunda, é a que reveste de forma directa, o tecido muscular. A função da fáscia é suavizar o atrito entre os músculos e órgãos internos entre si e com a camada interna da pele. Problemas de postura, dores crónicas, sedentarismo ou exercícios que produzem desgaste intenso, exigem muito desse tecido e o resultado é o aparecimento dos pontos-gatilhos que acarretam em dores locais ou até mesmo em uma dor irradiada à distancia. 
Atletas profissionais e amadores, como corredores e fisiculturistas, que estimulam intensamente os grupos musculares costumam sentir as dores causadas pelos Trigger Points frequentemente, por isso, com o objectivo de evitar ou minimizar essas dores, utilizam a técnica da libertação miofascial que, através de recursos como um rolo de espuma “desfazem os nós” na fáscia aliviando dessa forma as dores, disfunções na coordenação motora e tensões pelo corpo.
(Fonte: guiademassagem.com)